segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Hidratando a palavra

Todos riem quando encontram alguns assassinatos de nossa língua pátria. Eu também, é claro!
Mas sempre fico me perguntando o que leva uma pessoa a cometer o tal erro. E eu não estou falando de erros de digitação ou pequenos enganos que qualquer um comete na correria de sempre. Estou me referindo a coisas desse tipo:

“também é ótima pra idratar (...)
creme idratante  (...)”

Isso está num post de um determinado blog, assinado por uma estudante universitária.
O acesso ao ensino superior só é permitido a quem já concluiu o Ensino Médio. Pressupõe-se que tenha estudado, no mínimo, 12 anos de Português.
E se eu disser para vocês que a pessoa em questão é estudante de Estética e vendedora de produtos de beleza, portanto, acostumadíssima a ler a palavra HIDRATANTE ou HIDRATAR???
Não vou nem começar a falar sobre o quanto é falho o sistema educacional brasileiro. Todos sabem...
Uma coisa são as abreviaturas da internet, outra é a falta ou troca de letras por má alfabetização. Não há sentido nenhum em escrever "idratar". Que, aliás, escreve-se com "h" porque vem do grego: húdór, húdatos 'água' (Dicionário Houaiss).
Sendo assim, avisamos: não comprem, nunca, um creme IDRATANTE, não deixem chegar perto de sua pele nada que prometa IDRATAR, ok?

Traduzindo a Rede também é um serviço de utilidade pública...

6 comentários:

  1. Essa é de deixar “a pele seca” - rs
    :)

    ResponderExcluir
  2. serteza que esse creme idratante é paraguaio. estou curiosa pra saber o endereço desse blog.

    ResponderExcluir
  3. Traduzindo e respondendo à querida @josijzm:
    "Certeza que esse creme hidratante é paraguaio."
    Sobre o endereço do blog, não vamos divulgar para não expor a autora.

    ResponderExcluir
  4. Boa ideia. Uma sugestão:
    mas vocês deveriam escrever a palavra inteira, sem abreviações. Ex que vi ai: "pra vcs", não acham que vai ficar melhor: para vocês?
    No Twitter tudo bem, mas no blog, acho que devemos escrever por extenso.
    Podem me corrigir- aceito numa boa.
    Abs e boa sorte.
    Laura

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada, Laura!
    Agradecemos a sugestão e por favor, sempre comente e critique!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Deixa pegar fogo na casa dela e ela pedir agua no IDRANTE da esquina, que ela vai ver o que é bom pra tosse...rsss

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!