domingo, 29 de agosto de 2010

Pode errar, a gente corrige!

“Agente tá muito encomodado com as coisa que andão escreveno puraí. Agente fica indiguinado mesmo! Então agente resolveu deicha de priguissa e monta esse blog pra nóis se diverti.”

A cada dia que passa, os erros de linguagem escrita cometidos na grande rede chamam mais a nossa atenção. E não pense você que errar é “privilégio” dos adolescentes, estudantes, como a grande maioria pensa e externa.
Tem sido muito comum encontrar erros, dos mais leves aos mais graves, até mesmo em sites de notícias, escritos por jornalistas.
As redes sociais, então, essas nos trazem farto material...
E é claro que não estamos falando aqui de linguagem formal, porque acredito que ninguém, em sã consciência, espera que sejam usadas mesóclises e mesuras em posts, tweets e outros meios de comunicação virtual.Queremos mostrar que escrever de uma forma que os outros entendam é o primeiro passo para a comunicação. Por isso a ideia de tradução. Não vamos interferir em figuras de linguagem, gírias e outras formas de expressão do chamado internetês. Também não somos militantes do preconceito linguístico. Por isso ressaltamos nosso foco na forma.
Pensando nisso, nós duas, Vania (@VLSaT) e Chris (@chrisletras), revisoras, que nos conhecemos pelo Twitter e só virtualmente, já que uma mora no Rio e outra em Santa Catarina, tivemos a ideia do blog como uma forma de comentar e analisar alguns erros mais frequentes que encontramos por aqui. Alguns parecem até um novo idioma, sentimento que inspirou o título do blog.
Queremos deixar claro que nosso objetivo aqui não é de constranger ou causar dano a quem quer que seja, muito pelo contrário. Antes, esperamos contribuir com aqueles que têm dúvidas e gostariam de dissipá-las. Por isso, preservaremos sempre a autoria das citações que usaremos como exemplos. Nossa intenção é lúdica e educativa. Vamos reescrever o que é postado no Twitter, em blogs e sites pela www, indicando a forma ortográfica e gramaticalmente correta.
Nosso background já é uma mostra do que vem por aí.


Aproveitem, divirtam-se, comentem e – por que não? – aprendam um pouquinho.
Abraço,
Vania e Chris

5 comentários:

  1. Ameiii,

    Meus 140 caracteres são permitidos neam ? (né = néam )
    Meldeuzz (Meu Deus), na verdade estamos tentando escrever muito como falamos e a língua Portuguesa está indo para a Eslovênia que os Pariu...

    Vocês são Fodásticas !!
    Penso que logo Dominaremos o MUNDO !

    Beijooo

    ResponderExcluir
  2. Boa! Ótima! Parabéns! Eu leio umas coisas nos comentários do meu blog que sangram os olhos. Sempre que puder aparecerei por aqui para citar as pérolas para vocês corrigirem. Hehe Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo. Estou com vocês, eu como professora de português e revisora, estou a disposição!!! Amei a ideia!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte na empreitada. A blogosfera é fascinante no que diz respeito à formação de uma rede real de gente bacana. E farta se levarmos em conta a pedra bruta que vocês procuram. Sucesso.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!